Outros

Para melhor atender a necessidade dos nossos clientes o Ponto da Piscina trabalha com diversas opções de produtos e serviços de alta qualidade.

Outros

Curiosidades

A ORIGEM DA PISCINA

"Em pesquisas feitas pela Revista Piscinas & Sauna foi constatado que as primeiras piscinas construídas foram de utilização comercial e surgiram no final do século 18 e começo do século 19. As primeiras piscinas públicas registradas estavam na Europa, entre os anos de 1761 e 1781. A adaptação das piscinas comerciais para as residenciais vem de vários fatores. Tudo pode ter surgido do desejo de se adaptar uma nova forma de lazer para os hábitos de higiene. O desejo de tornar um simples banho em nado resultou na evolução desse uso da água em residências. As piscinas, então, se tornaram uma solução prática e também uma nova forma de decoração em residências. Na época do cristianismo, piscinas eram utilizadas para rituais de batismo, onde pessoas eram mergulhadas nesses recipientes, para purificação. Sem se importar com sua origem religiosa, quando as piscinas tornaram-se um elemento enriquecedor na vida do homem, o mercado norte-americano começou a lançar produtos específicos, dando início a um mercado que cresce a cada dia. A evolução da piscina deu-se também pela evolução do nado. A criação dos estilos de nadar (crown, borboleta, costas, peito) deu à piscina a importância de ambientes para o aperfeiçoamento desses estilos, necessitando que as piscinas fossem construídas com tamanhos cada vez maiores, e por consequência, com estruturas mais reforçadas. Outro fator para o crescimento dessa febre que se tornou mundial foi a sensação de status aos que construíam uma piscina em sua casa. O fato de ter uma piscina particular tornava seus donos mais importantes perante seus amigos e mesmo sua família."

Revista Piscina & Sauna, edição n°2. São Paulo: Sodramar, 2004.


PISCINAS DE FIBRA 

A fibra de vidro começou a ser fabricada e comercializada pela primeira vez na Europa em meados dos anos 30, com a patente de uma empresa Europeia sob o processo de obtenção de vidro maleável. Mas somente na década de 40/50 que este material expandiu-se pelo mundo sendo amplamente utilizado nos mais diversos segmentos industriais, provavelmente em função da Segunda Guerra Mundial, visto que este compósito é amplamente utilizado na fabricação de aviões. E em virtude de ser um material de baixa densidade, alta resistência mecânica, leve e de facil manuseio, tanto na fabricação de peças acabadas quanto no transporte, nesta época também começaram a ser industrializadas as primeiras piscinas de fibra.


PISCINAS DE VINIL 

A ideia das piscinas de vinil nasceu nos Estados Unidos por volta do século XIX. Na época, surgiu como alternativa mais viável em termos de facilidade, custo e rapidez nas obras, e também pelo fato de a mão de obra nesse país ser rara. No Brasil, a SIBRAPE foi uma das indústrias precursoras na fabricação das piscinas de vinil. A empresa teve uma visão do futuro ao perceber que essa concepção de piscinas tinha tudo para dar certo num país tropical e, principalmente, pela praticidade e baixos custos. As piscinas de vinil ocupam espaço em academias, clubes, hotéis, condomínios, além de serem maioria nas residências. 


PISCINAS DE Concreto 

javascript:void(0)As piscinas de Concreto armado, surgiram por volta dos anos de 1920 construídas como tanques para batismo e em áreas públicas de uso coletivo. As piscinas de Concreto são as tradicionais piscinas de azulejo e pastilhas.

2019 © Ponto da Piscina - Todos os direitos reservados
Criasol